O conceito de planejamento recai na ideia de preparar-se para realização de um determinado trabalho ou tarefa de modo que essas possam ser bem desenvolvidas.
Planejar-se é primordial e indispensável no dia a dia, uma vez que quando executado com diligência torna-se um aliado poderoso na tomada de decisões e até mesmo na hora de evitar ou passar por imprevistos.
Existem uma diversidade de tipos de planejamento, cada qual com sua finalidade e importância, todavia, daremos ênfase ao planejamento escolar.
O que é planejamento escolar?
O planejamento escolar é, nada mais nada menos do que um plano de ação responsável por orientar e contribuir com a prática docente durante o ano letivo, ou seja, trata-se de uma ação conjunta em que prevê-se os objetivos a serem alcançados.
É dentro do planejamento que a gestão escolar, em conjunto com a gestão pedagógica e o corpo docente, organizam e projetam de forma antecipada quais atividades e metodologias serão desenvolvidas de modo que, em conjunto com os documentos oficiais educacionais e/ou de acordo com o PPP (Projeto Político Pedagógico) essas ações alcance objetivos específicos.
Trazendo isso para o contexto pedagógico pode-se compreender que o planejamento é um instrumento pedagógico que determina de forma antecipada as atividades que devem ser desenvolvidas e quais objetivos deverão ser atingidos.
Características de um planejamento
É um processo permanente e contínuo;
Trata-se de um documento que prioriza ações que acontecerão (prioriza o futuro);
Tem preocupação com a forma como determinadas decisões serão tomadas;
Analisa as alternativas e opções (possibilidades) disponíveis, pensando nas consequências de cada ação;
É sistêmico e interativo, considera a totalidade e a realidade, sendo passível de ajustes e mudanças;
É cíclico e contínuo, como um manual de instruções que consultamos sempre que necessário;
Preocupa-se e procura trazer transformações e inovações.
Comments