PRODUÇÃO DE TEXTOS
AUTOR
PUBLICADO EM:
27 de agosto de 2024
Gênero Textual Carta
ATUALIZADO EM:
27 de agosto de 2024 18:22:10
A Carta é um texto que possui função informativa (comunicativa), uma vez que procura estabelecer um diálogo entre duas ou mais pessoas, ela pode ser utilizada para se comunicar com um interlocutor próximo ou distante do convívio daquele que a escreveu.
De forma mais ampla, podemos dizer que a carta é um gênero textual dialógico, escrito em prosa, ou seja, de forma corrida. Sua função é transmitir uma mensagem a uma determinada pessoa ou instituição a fim de que se estabeleça uma comunicação entre as partes, quem envia e quem recebe.
É importante saber que existem diversos tipos de carta e que cada uma delas poderão ser utilizadas para diferentes propósitos sociocomunicativos, portanto, uma carta pode ser pessoal, empresarial, comercial, oficial ou pública.
CARACTERISTICAS COMUM DA CARTA
Apesar dos diferentes tipos de carta, o que acaba por influenciar no tipo de linguagem, podemos nos ater a algumas características básicas, porém específicas desse gênero textual. Diante disso, compreenda que a maioria das cartas possui as seguintes características:
Cabeçalho: trata-se da parte inicial da carta e pode variar a depender da finalidade a qual ela será utilizada, entretanto, geralmente, se inicia informando a cidade e a data em que a carta foi escrita, comumente essa informação aparece ao lado superior direito.
Destinatário: é a pessoa ou instituição que será responsável por receber a mensagem, geralmente ela é conhecida nos textos como vocativo, que é a pessoa/organização para quem você escreve, que dará abertura ao primeiro parágrafo do texto.
Corpo do texto: é onde a mensagem transmitida será escrita, a depender do tipo de carta ela deverá apresentar um texto claro e objetivo, o que consequentemente poderá resultar em cartas curtas como por exemplo, nas cartas formais, já nos casos mais informais o texto poderá ser mais longo e apresentar expressões e gírias, porém é preciso que a mensagem seja transmitida de forma clara.
Desfecho: coloca-se, nesse momento, a conclusão (parte final do texto) acompanhado da mensagem de despedida.
Assinatura: é o momento em que se deve assinar a carta, ou seja, se identificar com seu nome. Essa assinatura aparece, geralmente, ao final da carta e pode ser colocada nos cantos inferiores (esquerdo ou direito), e/ou de forma centralizada (no centro inferior).
Agora que você já conheceu algumas características desse gênero textual, observe dois modelos (exemplos) de carta: